quarta-feira, 16 de março de 2011

[Tutorial] Instalar Mac OS X no PC - Fácil

Do que você vai precisar:

* Gparted Live: um emulador de interface Linux que gerencia e cria partições em diversos formatos, entre eles o HFS+, o formato que iremos utilizar.
É necessário que o .iso seja gravado em um CD (utilizando o Nero Burning Rom, por exemplo) para dar boot com ele.
link para download: http://sourceforge.net/projects/gparted/files/gparted-live-testing/0.8.0-3/gparted-live-0.8.0-3.iso/download

* OSX86 ModCD: emula a interface Darwin, utilizada nos Macs para instalação.
Também é necessário que o .iso seja gravado em um CD.
link para download: http://www.4shared.com/file/0cvEkyM6/OSX86_ModCD-030611-045717.html

* UltraISO: um programa que permite gravar imagens .dmg em mídias no próprio Windows.
link para download: http://www.baixaki.com.br/download/ultraiso-pe.htm

* DVD de instalação do Mac OS X ( eu usei o Snow Leopard 10.6, mas você pode usar qualquer versão desde que esteja no formato original do Mac, .dmg).
Você deve gravar a imagem .dmg do Mac OS X em um DVD Dual Layer (DVD-DL) com o UltraISO.
Você pode baixar por torrent ou em link direto, fácil de encontrar na internet.

* Configurar na BIOS o controlador SATA para AHCI, ao invés de IDE ou RAID.

Passo 1: primeiramente devemos preparar o HD para a instalação do MAC OS X. Assim, devemos formatar o HD no modo HFS+, que é a estrutura de arquivos que o MAC OS X "entende".
O Mac OS X é capaz apenas de ler arquivos em formatos NTFS e FAT32, mas não consegue gravar informações de sistema neles.

Você tem 2 opções neste caso:

A primeira delas é você formatar o HD inteiro para HFS+, se você preferir esta opção pode pular os passos a seguir e instalar diretamente com o utilitário de disco do CD de
instalação do Mac OS X, mas isso vou explicar mais pra frente.

Na segunda opção você pode formatar apenas uma parte do HD (criar uma partição) para HFS+. Esta opção é ideal para quem já tem alguma versão do Windows instalado e não quer
se desfazer dela.
Eis os passos para criar a partição:

Se você está no Windows 7 ou Vista vá em Iniciar=>Painel de Controle=>Sistema e Segurança=>Criar e formatar partições do disco rígido.

Você chegará a esta tela do Gerenciamento de Disco:



Aqui você deve criar um espaço livre no HD.

Escolha a partição que deve ser diminuída, clique com o botão direito nela e depois em "Diminuir Volume".



iminua pelo menos 40GB, para você poder usar o Mac OS X sem problemas.
O espaço que você diminuiu irá aparecer como espaço não alocado.

Feito isso temos o passo 1 concluído. Vamos para o passo 2, um pouco mais complicado.



Passo 2: Aqui vamos criar a partição em HFS+ usando o GParted Live.

Antes de tudo, tenha gravada imagem .iso do Gparted Live em um CD. Para isso você pode usar o Nero Burning Rom, é a ferramenta mais fácil para a gravação de mídia .iso.
Após isso, insira o cd do Gparted no drive e reinicie para dar boot, com as devidas configurações da BIOS, se necessário.

Ao dar boot pelo CD do Gparted iremos o programa de instalação irá nos levar até esta tela:



Escolheremos a opção 1 por padrão, seguiremos para esta tela:


Escolhemos o idioma:


neste caso para PT-BR digite 01 e depois "ENTER"

Na tela seguinte escolhemos a 1ª opção:

Digitamos 0 e depois "ENTER"

Abrirá então esta janela em que podemos ver todas as partições do nosso HD, e o espaço não particionado (não alocado) onde criaremos nossa partição HFS+.

Selecionamos o espaço não alocado e depois clicamos em "Novo", na tela seguinte, entre os diversos formatos escolheremos HFS+ e escolhemos o tamanho da partição como o total disponível.


Pronto, a partição HFS+ está criada.

Agora sairemos do programa Gparted, e desligamos o computador.


Passo 3: Instalando o Mac OS X

Insira o CD com o OSX86 ModCD instalado e espere dar boot.
Você chegará a esta tela:

Ejete o CD e insira o CD de instalação do Mac OS X, espere alguns segundos e aperte F5.
Você chegará a esta tela:

Siga os comandos da tela, após alguns minutos você chegará a esta tela:

Escolha o idioma, e em seguida abra o utilitário de disco do Mac OS X:

Formate a partição criada da seguinte forma:

Feche o utilitário de disco e clique em continuar.
Você será encaminhado para a tela de escolha de disco:

Escolha a partição recém formatada para HFS+ e pronto, espere o programa de instalação terminar:


Se você tiver optado por formatar o HD inteiro, é fácil:
Basta que você selecione no utilitário de disco o HD, e depois vá em partições, lá você pode criar quantas partições quiser, e instalar o Mac OS X em qualquer uma delas.

Ai é só procurar os arquivos .kext que ainda faltar para o bom funcionamento da sua máquina.

Vale lembrar que apesar de bastante simples (um pouco trabalhoso, é verdade) o processo exige um bom nível de conhecimento, sobretudo na área de partições e instalação de
sistemas operacionais.

Se assim que você reiniciar o PC não aparecer as opções de boot (Windows ou Mac) insira o CD do OSX86 ModCD e escolha qual sistema você quer dar boot.

Espero ter ajudado, e até as próximas postagens.

23 comentários:

  1. Instalei, tutorial perfeito!

    ficou Duca...

    Mais uma do amigo Edney...

    recomendo!

    ResponderExcluir
  2. cara eu to no caminho da instalação, faço o swap do modcd... insiro o mac dvd... dou f5 e aparece o mac como na figura do seu blog.... beleza.....

    ai depois? só dou enter pra entrar na instalação e esperar pela tela de escolha de idiomas?...... pq eu dou enter.... roda umas informações... ai pede pra eu clicar qualquer tecla pra continuar.... beleza... roda mais informações do meu hardware... mais ai trava em "still waiting for root device"... e só fica ai.....

    oque posso fazer??? ta foda...

    ResponderExcluir
  3. CARA FIZ TD CERTO MAIS NO EMULADOR DO MAC ELE NUM DÁ BOOT NO MEU PC
    COMO GRAVO ELE E COMO FAÇO CORTRETO MANDA RESPOSTA NO MEU EMAIL
    DENISDDSK8@HOTMAIL.COM

    ResponderExcluir
  4. Denis - Danker

    Vc deve gravar o emulador do Mac em formato .iso (arquivo de imagem) usando algum programa de gravacao de imagem bootavel em cd... Eu sugiro o Nero Burning ROM, eh o mais usado.
    Em seguida vc deve ir na BIOS do seu pc e configurar ele pra dar boot pelo cd. O resto eh soh seguir o tutorial.

    Ate mais,

    Edney Severo

    ResponderExcluir
  5. Mas e sobre compatibilidade? Funciona de boa em AMD?

    ResponderExcluir
  6. Edney, beleza? Tutorial Muito bacana, mas não consegui. Tenho um DELL Studio, e a única opção na BIOS que da pra mudar é o formato do HD de ATA pra AHCI. Dou o boot do emulador, qnd coloco o DVD original do MAC OS 10.6 e aperto F5, meu notebook reinicia.
    O que faço? Aguardo uma ajuda.

    cristianopeiter@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. Acho que descobri qual o problema. Meu notebook possui a leitora de dvd do mesmo estilo aos MAC´s, ou seja, aperto um botão no teclado e o cd sai.
    Qnd aperto esse botão, o emulador trava. Ao clicar em F5 reinicia. Acredito que seja isso pois testei em um outro dell que a leitora é normal, e testei em um desktop, ao clicar em F5, atualizava.
    A solução que encontrei, mas não testei é utilizar uma leitora externa.

    Caso tenha uma outra solução, favor me informar.

    Agradeço.

    ResponderExcluir
  8. cristianopeiter

    ele chega a carregar alguns drives dpois q vc da enter com o cd do mac?
    se sim, eh algum problema de incompatibilidade, se nao pode ser o problema q vc suspeita msm

    ResponderExcluir
  9. Edney, eu nem chego a dar enter. Pq qnd aperto o F5, ele já reinicia. Nem aparece o CD escrito MAC OS X.
    No outro dell e no desktop aparece de boa.
    Hoje a noite vou ver se consigo uma leitora externa pra testar.

    ResponderExcluir
  10. Edney
    cara... e o seguinte... terminei a instalaçao... mas....

    entro no win7 normal.... gerenciado pelo dual boot do mac...(assim que eu quero)

    o mac começa a carregar e desliga o pc.....

    e nao aparece a opçao do linux....

    aparece 3 opçoes de boot... 1 win7 / 2 mac / 3 o D: do win.... que nao tem sistema entao da erro.... (onde deveria aparecer o linux)

    tem ideia do que posso fazer?

    acho que temos que resolver primeiro o problema do mac ne? e depois ver o do linux... e eu queria o gerenciador do mac....

    espero resposta.

    ResponderExcluir
  11. é.. ninguem responde minha perguntar... eu pesquizo nao acho nada... então desisto

    ResponderExcluir
  12. Não tinha nem um sistema operacional instalado, computador zerado, fiz a mudança na bios, fiz o boot, mas na hora de selecionar o hd ele não reconhece o Hd, não aparece nada, sabe me dizer como resolver?


    Obrigado

    ResponderExcluir
  13. Fabiano

    Colocou o CD de boot antes de iniciar o Mac OS?

    ResponderExcluir
  14. eu to dando o boot do mac pelo HMBT ai coloco la bunitim da uns erros mais entra,ai quando entra tem la Win xp talz ai eu coloco o cd do snow leopard e ai do F5 ai fica so o desenho de um Cd que nao da para selecionar
    Fiz um video :D

    http://www.youtube.com/watch?v=EUMzz-fQe9o

    ResponderExcluir
  15. olá, gostaria de uma ajuda, vendo aqui no seu blog você recomendou usar a placa mae asus p5g41t - m e eu tenho ela, mas não encontro na bios da mesma a opção AHCI. Você poderia me ajudar dizendo onde habilito essa opção?

    ResponderExcluir
  16. por favor me ajudem , no gparted live tem formatacao pra todas opçes menos hsf+ ela fica desativada , podem me ajduar?

    ResponderExcluir
  17. carlos nao precisa mudar nada ! ja esta ativada de fabrica a funçao ahci

    ResponderExcluir
  18. Caro Edney, a instalação ocorre normalmente até a seleção do HD! a instalação ñ detecta nenhum HD! oq faço agora? Qual sera o problema?Vc teria alguma dica!!

    Minha maquina!!

    placa mãe = Intel dp55wb
    processador = i3 530 2.93GHz
    Video = geforce 9400gt 1Gb
    HD = Seagate ST3500418AS ATA Device (500Gb)

    ResponderExcluir
  19. Olá Edney,
    Tenho um notebook com um hd sata de 320GB, e nele masis 3 partições uma deixei para o windows 7, a outra para meus arquivos e a outra reservei para o mac snow leopard. Formatei essa partição do snow leopard em formato hfs+ e quando fui instalar o Snow leopard formatei de novo no disk utility como mac os extended(journaled), mas na hora de escolher a partição para instalar o SL ela simplesmente não deixa instalar, aparecendo uma mensagem que não posso iniciar a instalação por essa partição, e isso é com todas as partições.
    Vc poderia me ajudar?

    ResponderExcluir
  20. Aki chega em uma tela preta , logo dpois de iniciar a instalação ...

    [PCI configuration Begin]

    e não sai disso ... ja fikei quase 1 hora esperando ...

    alguém sabe o pq ??? será q não é alguma configuração de bios q fiz errado ? ¬¬

    ResponderExcluir
  21. Boa noite. Primeiramente queria agradecer por disponibilizar este tutorial, muito bom.

    Só que estou com um probleminha, o Instalador do Mac não identifica a partiçao HFS+( mesmo depois de ter apagado Mac. Cronologicamente). O que posso fazer para sanar este problema? Agradeço desde já.

    ResponderExcluir
  22. Olá! Faz muito tempo que eu estou tentando fazer o hackintosh e seu blog foi o que mais se aproximou do resultado. Antes nem conseguia fazer aparecer a tela do ModCD e perdi muita mídia tentando por ter gravado sem descompactar. OK! Agora, após tentar iATKOS, iDENEB e outros Mac's crackeados para boot...NADA! Tentei com ISO's e DMG's e não aparece o logo da Apple ou algo que faça demonstrar que reconheceu a mídia gravada usando Nero na menor velocidade. A partição HFS+ foi criada usando o Linux do Hirens Boot CD e existe, deveria funcionar... Mobo: ASUS P7H55M-BR, Core i5 661, 12GB DDR3 1333, Geforce 8600GS, BDR Pioneer. SOCORRO! rsrs

    ResponderExcluir
  23. Cara que pensa. poderia postar um link valido do MAC OSx pra eu baixar ja queimei umas 3 midias aqui gravando mais nao acho o tal MAC OSx .dmg

    ResponderExcluir